Quanto Você vale no mercado ?

 

Por Marcos Pires, PMP - 24 de Fevereiro de 2010

Isso mesmo ! Quanto custa seu passe ? Você tem idéia ? Se amanhã, por um motivo qualquer você se ver disponível no mercado, em quanto tempo você acha que se recoloca ? Terá que aceitar qualquer coisas ou irá disputar as melhores oportunidades no mercado ? Como você pretenderia buscar uma recolocação ? Catho, Apinfo, Curriculum.com, anúncios de jornais (ainda existe isso ?). Será que as melhores oportunidades estão nestes meios ? Aliás, como esta seu Networking ? Você tem e investe em redes de contatos ?  Eles (os contatos) sabem quem é você e o que faz ? Sabem em que você é bom ? Sua rede de contatos só existe quando você precisa ?

Mas voltando a pergunta: Quanto você vale no mercado ? Qual o preço do seu passe ? Você é um (ou uma) profissional Comodities, ou seja padrão, onde milhares de outros profissionais com o seu perfil, habilidades e competências também estão disponíveis no mercado e poderiam ser contratados rapidamente (até por um menor custo) para lhe substituir hoje na sua função. Se você for para o mercado hoje, você tem idéia com quantos outros Curriculuns estarão disputando com seu para concorrer a uma vaga da sua atual especialidade no mercado ? Você saberia dizer (sem pensar muito) qual o seu diferencial que poderia agregar valor para uma organização para que ela justifique a sua escolha ? Você acha que merece ganhar um ótimo salário ? Se sim , por que ? Por que você acha que o mercado pode lhe pagar o a salário que você acha que vale ? Você sabia que há uma lei de mercado que diz, que tudo que é igual a única diferença a ser considerada é o preço (salário). Você é “sondado” pelo mercado mesmo sem estar a procura ? Você se acha um profissional de referência na sua área ?

Desculpe se fiz muitas perguntas … mas … oque você  acha de tudo isso ???

Reflita !!!

 

Marcos Pires, PMP - Gerente do Escritório Corporativo de Projetos, professor de MBA em Gestão de Projetos